Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Empresa deve indenizar por usar nome da concorrente em anúncios

há 3 anos

Por considerar que houve concorrência desleal, a 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença que condenou uma empresa de artigos esportivos a indenizar sua concorrente por usar seu nome em anúncios na internet.

123RF

A 1ª Vara Cível da Comarca de Barueri havia determinado o pagamento de R$ 10 mil por danos morais, além de indenização por perdas e danos, com valor a ser apurado na fase de liquidação da sentença.

A empresa recorreu, alegando que sempre especificou corretamente a marca de seus produtos. Também argumentou que usava o termo distintivo "tipo" antes de citar o nome da concorrente, o que afastaria qualquer confusão sobre a fabricante.

O desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, relator do caso no TJ-SP, afirmou que o uso do nome, mesmo como o termo distintivo, pode induzir o consumidor ao erro e ocasionar desvio de clientela. Ele também apontou que a ré possui diversas perguntas de consumidores sobre a marca dos produtos na plataforma do Mercado Livre.

O magistrado lembrou que o uso da marca sem autorização já basta para configurar dano moral: "O comportamento empresarial apresentado pela requerida fere a imagem e o bom nome da autora no mercado". Ele considerou razoáveis os valores fixados em primeira instância. A votação foi unânime. Com informações da assessoria do TJ-SP.

Fonte: Revista Consultor Jurídico, 29 de dezembro de 2020, 15h42. https://www.conjur.com.br/2020-dez-29/empresa-indenizar-usar-nome-concorrente-anuncios

  • Sobre o autorAlexandre José França Carvalho. Esp. Direito Ambiental e Propriedade Intelectual
  • Publicações35
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações65
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-deve-indenizar-por-usar-nome-da-concorrente-em-anuncios/1150063432

Informações relacionadas

Dias Brasil Silveira Advocacia
Notíciashá 7 anos

Supermercado é condenado por citar concorrente sem autorização

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)